Seguindo a nova realidade do varejo, tecnologias como “Scan & Go” prometem trazer mais praticidade para consumidores na hora de comprar na loja física.

Na prática, a rede de supermercados Carrefour Brasil iniciou recentemente alguns testes na unidade express na cidade de São Paulo. A tecnologia Scan & Go é simples. Usando o scanner do aplicativo instalado no celular, o cliente escaneia o código de barras de cada produto desejado na sua lista de compras e o coloca no carrinho. No final, com todos os itens atualizados no aplicativo basta realizar o pagamento dentro do próprio app utilizando o cartão de crédito. Tudo é feito em questão de minutos, sem a necessidade de enfrentar filas.

Há algum tempo a varejista vem se destacando com os novos projetos para oferecer mais praticidade aos seus consumidores. Em 2018, o Carrefour trouxe alguns caixas de self-checkout para que os clientes pudessem passar suas compras sozinhos, hoje, essa tecnologia ficou ainda mais flexível com o app Scan & Go via mobile e, ainda, novos projetos como o Retire de Carro, permitirão que as compras sejam feitas pelo site do Carrefour e o sua retirada seja agendada no dia seguinte, onde o funcionário levará as compras até o carro do cliente

Para a empresa o objetivo desse serviço omnichannel é levar mais autonomia de compra e reduzir em mais da metade o tempo médio gasto nas lojas, inclusive com filas de pagamento.

O aplicativo pode ser baixado no Google Play e aceita apenas cartão de crédito, ao longo do ano o serviço permitirá novas formas de pagamento e, também, estará disponível em sistema iOS na App Store. A ideia é expandir essa nova modalidade para todas as unidades do Carrefour Express e Carrefour Market no estado de São Paulo até o final de 2019.

Uma tendência que vem de fora

No Brasil diversas redes de supermercados estão aderindo as tecnologias para trazer mais conforto e agilidade aos seus clientes. No entanto, essa inspiração já é colocada em prática por diversos varejistas no mundo todo, inclusive nos Estados Unidos. Confira abaixo um vídeo da rede Walmart demonstrando a modalidade: