No supermercado do futuro, autoatendimento é a função mais desejada
Para 86% dos consumidores ouvidos pelo Ibope Inteligência, evitar filas e fazer o próprio atendimento é o principal desejo
O supermercado do futuro, no qual o próprio cliente faz as compras e seu atendimento no caixa, sem ter que interagir com atendentes nem perder tempo com filas, é o sonho de consumo da maioria dos brasileiros. O autoatendimento no supermercado é a principal característica das lojas esperada para os próximos anos na avaliação de 86% dos consumidores, segundo pesquisa da consultoria Ibope Inteligência, feita a pedido da Associação Paulista de Supermercados (Apas) para conhecer as grandes tendências do setor.
Na ordem de importância das principais demandas do consumidor, a pesquisa, que ouviu mais de 2 mil pessoas, revela que o autoatendimento está à frente até mesmo da maior oferta de produtos orgânicos (82%), da entrega das compras (82%), de programas de fidelidade (77%), por exemplo.
Depois dos bancos e da indústria, o setor de supermercados é um dos últimos da economia real que estão sendo varridos pela revolução digital. E isso tem tirado o sono dos supermercadistas. Eles se reúnem partir desta segunda-feira, 6, até quinta feira, 9, em São Paulo, no evento Apas Show, exatamente para discutir a digitalização do setor, conhecer as tecnologias disponíveis e descobrir como reinventar os pontos de venda, diante das novas demandas do mercado.
Thiago Berka, economista da Apas, lembra que hoje um dos principais motivos de insatisfação dos clientes de supermercados é a fila na hora de pagar as compras. “Eles querem mais rapidez na frente de caixa e a tendência é ampliar o número de self-checkout (caixas de autoatendimento)”, diz o economista.
Enquanto o consumidor quer mais rapidez no atendimento e, se possível, fazer tudo sozinho quando vai às compras, os empresários do setor supermercadista querem se debruçar sobre o cliente e conhecer melhor quem frequenta a sua loja.
Pesquisa realizada pela Apas com 120 executivos do setor revela que 98% dos supermercadistas querem melhorar a análise das informações do cliente e 97% aperfeiçoar a operação das lojas existentes e a experiência de compra. Apesar de abrir loja ser um dos principais objetivos de 70% dos empresários para ganhar fatias do mercado e ampliar as vendas, curiosamente o porcentual de respostas de empresários focado em abrir lojas é bem menor comparado com outros objetivos. Ronaldo dos Santos, presidente da Apas, ressalta que o avanço da tecnologia é uma das grandes preocupação do setor. “Mas antes de pensar na tecnologia é preciso pensar na inovação”, diz ele. Na sua avaliação, a tecnologia é o suporte para inovação que permite aumento da produtividade, vender produtos por preço menor e atender ao consumidor da forma correta.
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